terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Unhas

WAINBERG, Paulo. Unhas. São Paulo; Leya, 2010. 248 páginas.

Quem em sã consciência compra um livro com o titulo de "Unhas"? Acho que só eu...
E, assim como o título, o livro é um tanto quanto estranho, sem sentido, e nexo é uma coisa que não existe nele! Uma história realmente 'sem pé nem cabeça'!!!

O livro conta a história de uma homem, com uns 40 anos, pai de família e que possui uma estranha mania de transformar o ato de cortar as unhas dos pés em um ritual (acho que deve ser por isso que o nome do livro é Unhas! Sei lá... ).
Pois bem...


Em um determinado momento de sua vida, ele se cansa da vida levada e resolve começar uma outra vida, anônima e que decide ganhar dinheiro e que lhe proporciona o extremo do prazer,'ajudando' as pessoas a eliminarem as dores de uma paixão impossível! Ele coloca anúncios em jornais, se identificando como 'Unhas', que ele era a solução para os que sofriam de amor! Atenção, esse livro está longe de ser um romance! Ele sequestra e mata as pessoas... tem um irmão que manda matar a irmã por ela não corresponder o amor dele, o pai que mantem uma relação sexual doentia com a filha e que manda matá-la também, e tem o amante que manda matar o marido... e assim a história corre! 

Eu só terminei de lê-lo por pura teimosia... Mas, ô livrinho chato e cansativo! A ideia até que é interessante, ma,s infelizmente, o autor não soube desenvolver a história! (Acredito que ele jamais lerá esse post, mas... Desculpa a sinceridade!)

A parte 'melhozinha' do livro é que o personagem principal adora livros de ficção policial e só! E a melhor parte do livro se resume em 3 páginas - entre as páginas 125 e 127.

E a melhor frase do livro todo é: " Brincando de boa vontade, a humanidade se diverte."p.126

Nenhum comentário:

Postar um comentário