segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um livro por dia: Minha temporada parisiense na Shakespeare and Company

MERCER,Jeremy. Um livro por dia:  Minha temporada parisiense na Shakespeare and Company. Rio de Janeiro; Casa da Palavra, 2007. 318págs.


Tenho que confessar que ao passar das páginas do livro, me deu uma enorme vontade de colocar um pouco de roupa numa mochila e partir rumo à Paris, sem data de volta, sem lenço nem documento e me hospedar nessa simpática livraria. Talvez seja coisa de espírito aventureiro ou uma forma romântica de viver a vida! Imagina passar os dias numa livraria, morando de graça, podendo ler todos os livros que quiser, na hora que quiser, sem preocupação, tendo contato com pessoas de todo mundo e em Paris?! Um dia... um dia...




Pois é exatamente disso que o livro trata: a vida vivida em uma livraria em Paris!

O personagem principal é Jeremy Mercer (o próprio autor do livro), canadense, formado em jornalismo, que trabalha na seção criminal de um jornal e que, depois de alguns problemas e a 'crise dos 30 anos', parte para Paris com um bilhete só de ida, uma mochila, um pouco de dinheiro e muita coragem!



Apesar do livro não ser um biografia e sendo muito sincera, pra mim o personagem principal é George Whitman, o proprietário da livraria, marxista-comunista e eterno sonhador. Acredita que é possível mudar o mundo, ou pelo menos, a vida de uma pessoa. As portas da livraria estão sempre abertas para quem quiser chegar, passar um tempo para poder escrever uma obra e respirar literatura 24h por dia! Tem  uma passagem no livro que descreve muito bem esse cara fantástico, no qual eu me tornei fã e que gostaria de ter o prazer de conhecer (infelizmente, ele faleceu em 14 dezembro de 2011, aos 98 anos)  :
" (...) Talvez eu desapareça sem deixar para trás bem terrenos - apenas algumas meias velhas e cartas de amor, e minhas janelas para a Notre-Dame para que todos desfrutem, e minha pequena lojinha adorada de cacarecos cujo lema é "Não seja um mal anfitrião para os estranhos, pois eles podem ser anjos disfarçados." Talvez eu desapareça sem deixar endereço, mas talvez eu ainda esteja com vocês em minha jornada vagabunda pelo mundo."

Essa é uma foto de George e sua filha, Sylvia, que hoje é a responsável pela livraria.


Um diálogo muito interessante ocorre quando Jeremy questiona George: se o comunismo é tão bom, por que há tantas histórias ruins sobre seus regimes? A resposta dele é sensacional e vale a pena ler!

Mas, voltando ao livro...

 Durante 4 meses, Jeremy permanece morando na livraria, onde fez grandes amizades, passou por uns 'perrengues', teve grandes amores, muitas decepções, aventuras para ser contadas num livro e muitos livros lidos...
Não é uma grande livro, daqueles que declaramos ser o melhor já lido! Em certos momentos chega a ser cansativo, desanima um pouco e acaba se tendo uma leitura arrastada, mas quando termina a última frase, vem a sensação de querer um pouquinho mais... Vale a pena ler!
Ah, e claro, quem sabe um dia realizo um dos meus sonhos e abro uma filial da "Shakespeare and Company" no Brasil? É uma coisa a se pensar!!!

Mais uma foto da livraria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário