domingo, 19 de fevereiro de 2012

De Esperança e de Promessa

BOURDIN, Françoise. De esperança e de promessa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 322páginas


Mais um livro, mais um história de idas e vindas... "a la Xico Sá": 


Que o amor é como campeonato baiano, tem ida e volta, turno e returno: “O que importa, /É que um dia você volte, pra ficar,/ Vá, conheça, tudo que não pude oferecer, /Vá pela vida adormecida dos seu olhos, /Pela avenida, ao encontro das ilusões, /E quando você se cansar...”   (http://xicosa.folha.blog.uol.com.br/)


Mas, não é tão simples como os versos de Wando!!!


Nessas idas e vindas, partidas e chegadas, turno e returno... muitos corações partidos e histórias mal acabadas - ou não acabadas...


O livro conta a história de Anaba, uma jovem francesa ameríndia, que se apaixona por Lawrence, canadense, advogado bem-sucedido e com um futuro brilhante, e começam a escrever uma bela história de amor... porém, no dia do seu casamento, em frente ao tribunal de Montreal, Anaba vê seu sonho se tornar pesadelo! Depois de muito esperar, em seu vestido de noiva e ao lado da sua irmã, Stéphanie, recebe a notícia que jamais imaginou: Lawrence desistira do casamento! De acordo com Augustin (melhor amigo do noivo), o motivo foi a falta de preparo para o casamento e para construir uma família!


Vendo sua vida desmoronar, como coração partido e, pior, a sua alma ferida, se sentindo humilhada e desrespeitada, Anaba retorna à França e tenta retomar a sua vida! Vai morar com a irmã - depois de ter vendido tudo para ir morar em Montreal - em uma cidadezinha na região na Normandia, começa a trabalhar em um antiquário q Stéphanie mantém em sua casa, restaurando imóveis e quadros.


O tempo passa e Anaba tenta cicatrizar as feridas. Enquanto isso, Lawrence - em Montreal - vê sua vida mudar por completo! Extremamente endividado, perde o emprego e todo o status que a vida lhe proporcionou. De acordo com o livro, o personagem não para de pensar em Anaba, que vai tentar reconquistá-la a qualquer custo! 


Há dois personagens bem interessantes: Augustin, que é escritor de livros policiais, que tem como personagem principal de seus livros, Max Delavigne, sucesso na profissão e fracasso no amor... e Roland, pai de Anaba e Stéphanie, professor aposentado e apaixonado por livros!


Bom, por muitas vezes isso não ficou muito claro pra mim! A sensação que eu tive é que Lawrence até poderia gostar de Anaba, mas não fiquei convencida de que era amor e que o arrependimento o deixou transtornado! E assim o livro se desenrola... Novos amores, antigos amores, idas e vindas, partidas e chegadas... E, sempre a mesma pergunta: afinal, o amor supera mesmo tudo?


E assim, de acordo com Xico Sá: Que os corpos se entendem, mas almas nem sempre: “Razões tenho demais pra te deixar e ir embora/O que é que eu vou fazer /O que é que eu vou dizer para o meu corpo /Que vai ficar vazio e quase morto”. Que nunca devemos cair no conto das discussões complicadas e labirínticas: “Uma mulher tem os seus desejos loucos, mas no fundo/ Seu coração só quer as coisas mais simples do mundo”. (http://xicosa.folha.blog.uol.com.br/


"- Estou destruído - murmurou ele.
- Você? Não, não inverta os papéis. Você literalmente me pisoteou, Lawrence. O coração, a confiança, a autoestima, tudo ficou em pedaços, achei que nunca ia me recuperar. Mas o pior era o imenso amor com o qual eu não sabia o que fazer, que não tinha mais razão de ser, que caía num vazio. Eu o amava tanto. Você nunca poderá saber o quanto eu o amava, naquela manhã, o quanto confiava em você, em nós..." p. 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário