terça-feira, 6 de março de 2012

Onze

WATSON, Mark. Onze. São Paulo: Rai, 2011.

Sabe aquela velha história de que a propaganda é a alma do negócio? Pois bem, esse livro é um grande exemplo disso... Na capa do livro: "Se você adorou Um dia, de David Nichols, este livro é para você." Na verdade, não é bem assim! O livro Um dia é beeeem melhor que este e a história então, diferentes!

Apesar de não ser um grande livro, mas história/tema é boa! Narra a vida de 11 personagens que sem saberem, estão interligados. O personagem principal se chama Xavier Ireland, australiano, mas mora em Londres e é radialista do programa Linha da Madruagda, que tem como ouvintes insones à espera de palavras de conforto.


O mais interessante é que um simples ato, de uma única pessoa pode e atinge diretamente outras 10 pessoas, uma reação em cadeia com inevitáveis e inimagináveis consequências. Portanto, uma ação não feita por Xavier muda a vida de 1) Alessandro Romano - barman italiano, 2) Edith Thorne - apresentadora de TV, 3) Stacey Collins - jornalista,  4)Maggie - psicóloga, 5) Roger - corretor imobiliário, 6) Ollie - corretor imobiliário, 7) Jullius - estudante e obeso,8) Andrew Ryan - proprietário de um restaurante,9) Jaqueline Carstains - crítica gastronômica, 10)  Frankie - filho de Jaqueline. 



Esse livro me fez pensar sobre os nossos atos e suas consequências. Pode parecer auto-ajuda, ou 'momento de filosofar', mas é verdade... Impressionante como uma única pessoa consegue transformar a vida de outras tantas, como um simples ato, uma decisão, uma palavra dita... uma única coisa, pode ser capaz de mudar uma vida! Isso me lembra uma frase que li recentemente, que fala sobre consequência...

 "Não há nada no mundo, nem recompensa, nem castigo, o que há são consequências." Robert Green Ingersoll

Um ato... muitas vidas...

"Numa quitinete alugada em Tottenham, o barman italiano Alessandro Romano está com o coração partido ao voltar para a casa, às duas da manhã, porque foi abandonado por sua amante Edith Thorne, porque ela tinha de salvar o casamento, porque foi denunciada pela jornalista Stacey Collins, porque sua amiga Maggie perdeu a fé no emprego e decidiu espalhar os podres de seus clientes, porque um corretor imobiliário chamado Roger foi rude com ela, porque ele recebeu acidentalmente uma mensagem desagradável de seu colega Ollie, que estava usando um celular provisório, porque o seu BlackBerry foi roubado por um garoto gordo, Julius, porque o garoto precisava de dinheiro para a mensalidade da academia, porque ele foi despedido pelo dono do restaurante egoísta Andrew Ryan, que estava reagindo a uma crítica destrutiva, que foi escrita por Jaqueline Carstain, que estava de ma humor porque o filho dela, Frankie, foi espancado, porque Xavier não impediu os agressores."p.221

Nenhum comentário:

Postar um comentário